Extensão Universitária e suas implicações no desenvolvimento sustentável: um olhar social, económico e ambiental

Resumen

Este estudo tem como fundamento levar a debate dentro da academia os pressupostos teóricos aliados à prática sobre o processo de Extensão Universitária em três dimensões (social, económico e ambiental). Recorreu-se ao método bibliográfico, por via do qual estabeleceu-se uma discussão intertextual entre diversos autores que abordaram a problemática em estudo e sua aplicação em contextos cada vez mais exigentes, onde o papel da universidade é imprescindível para a tomada de decisões políticas a todos os níveis. Discorreu-se com um olhar sobre o conceito de sustentabilidade social e os preceitos que justificam a existência da mesma na vida diária das pessoas, mediante interacção entre as mesmas (comunidade) e a universidade (por meio de estudos com os problemas já identificados e, muitas vezes, com propostas de resolução).

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor

Ana Paula Sarmento do Santos, Universidade do Namibe, Angola.

Faculdade de Ciências Naturais. Universidade do Namibe. Angola. Doutora em Ciências Pedagógicas Professora Auxiliar. Projeto de investigação: Gestão Integrada da Costa Verde do Namibe. Cidade de Moçâmedes, Província do Namibe – Namibe.

Germano Rangel, Universidade do Namibe, Angola.

Faculdade de Ciências Naturais. Universidade do Namibe. Angola. Mestre em Sociologia. Docente. Projecto de investigação: Manejo  Integrado da Costa Verde do Namibe. Cidade de Moçâmedes, Província do Namibe – Namibe.

Hilton Fortuna Daniel, Universidade do Namibe, Angola.

Faculdade de Ciências Naturais. Universidade do Namibe. Angola. Mestre em Ensino da Língua Portuguesa. Docente. Projecto de investigação: Manejo  Integrado da Costa verde do Namibe. Cidade de Moçâmedes, Província do Namibe – Namibe.

Onelis Portuondo Savón, Universidade do Namibe, Angola.

Faculdade de Ciências Naturais. Universidade do Namibe. Angola. Doutora em Ciências Pedagógicas. Professora  Catedrática. Projecto de investigação: Manejo  Integrado da Costa verde do Namibe. Cidade de Moçâmedes, Província do Namibe – Namibe. 

Citas

Deus, S. de (2020). Extensão universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria, RS: Ed. PRE-UFSM.

Furlan, A. C., dos Santos, A. V., Ricarda, C. M., Espolador, R. D. C. R. T., & Dubuc, M. A. (2010). Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, 11(2), p. 87-94.

Ima-Panzo, J. (2018). Extensão universitária em Angola. Tendências, acções e projecções. Luanda: Mayamba.

Liberato, E. (2020). Ima-Panzo, João. Extensão universitária em Angola. Tendências, ações e projeções. Luanda: Mayamba, 171 p. Eccos – Rev. Cient., São Paulo, 55, p. 1-4, e16782, out./dez. 2020.

Lourenço, M. L., & Carvalho, D. (2013). Sustentabilidade social e desenvolvimento sustentável. RACE, Unoesc, 12(1), p. 9-38.

Miguens Jr., S.A.Q., & Celeste, R.K. (2014). A extensão universitária. RS: UFRS.

Nunes, J.M., & Infante, M. (1996). Pesquisa-ação: uma metodologia de consultoria. Rio de Janeiro: FIOCRUZ.

Oliveira, I. F. (2019). Uma análise do conceito de desenvolvimento sustentável através da comparação de agendas internacionais: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES). Universidade Federal da Paraíba.

Souza, J.N.S., & Benevides, R. de C. A. (2005). Educação Ambiental Para o Desenvolvimento Sustentável e o Comprometimento das Universidades/Faculdades do Município do Rio de Janeiro, RJ. II Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT’2005.

Santos, M.P.dos (2014). Extensão universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na Educação Superior. Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR.
Publicado
2023-07-26
Cómo citar
Sarmento do Santos, A. P., Rangel, G., Fortuna Daniel, H., & Portuondo Savón, O. (2023). Extensão Universitária e suas implicações no desenvolvimento sustentável: um olhar social, económico e ambiental. Orange Journal, 5(9), 34-42. https://doi.org/10.46502/issn.2710-995X/2023.9.04
Sección
Artículos