Política de Preservação Digital

 

DOI

A Revista Orange Journal garante a preservação e a acessibilidade a longo prazo de seu conteúdo através do uso do serviço de DOI (Identificador de Objeto Digital) e do armazenamento seguro em nossos servidores. O sistema de DOI assegura que cada artigo publicado tenha um identificador único e persistente, facilitando sua localização e citação ao longo do tempo. Além disso, todos os arquivos da revista estão armazenados em servidores seguros, garantindo sua integridade e disponibilidade contínua para a comunidade acadêmica e o público em geral.

Rede de Preservação PKP (PN)

A Rede de Preservação PKP oferece serviços gratuitos de preservação para qualquer revista OJS que atenda aos critérios básicos. Também utiliza o sistema LOCKSS para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, permitindo que essas bibliotecas criem arquivos permanentes da revista para fins de preservação e restauração digital. LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) e CLOCKSS (Controlled Lots of Copies Keep Stuff Safe) garantem que a revista tenha um arquivo permanente e seguro.

LOCKSS

O Open Journal Systems da Revista Orange Journal é compatível com o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe), que garante um arquivo permanente e seguro. LOCKSS é um programa de código aberto desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford e permite que as bibliotecas preservem revistas web selecionadas, verificando regularmente revistas registradas para coletar o novo conteúdo publicado e arquivá-lo. Cada arquivo é continuamente validado com registros de outras bibliotecas, assim qualquer conteúdo danificado ou perdido pode ser restaurado usando esses registros ou a própria revista.

LOCKSS armazena e distribui o conteúdo da revista para bibliotecas colaboradoras através de uma página do Manifesta Editorial LOCKSS.

CLOCKSS

O Open Journal Systems também suporta o sistema CLOCKSS (Controlled Lots of Copies Keep Stuff Safe) para garantir um arquivo permanente e seguro para a revista. O CLOCKSS baseia-se no software de código aberto LOCKSS desenvolvido na Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite às bibliotecas conservar revistas web selecionadas, verificando regularmente os sites das revistas registradas em busca de conteúdo publicado recentemente e arquivando-o. Cada arquivo é constantemente validado contra outras caches de bibliotecas e, se o conteúdo for detectado como corrompido ou perdido, outras caches ou a própria revista são usadas para restaurá-lo.

CLOCKSS armazena e distribui o conteúdo da revista para bibliotecas participantes através da página CLOCKSS Publisher Manifest.